quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

COMO REALIZAR UMA BOA ENTREVISTA

COMO REALIZAR UMA BOA ENTREVISTA








A entrevista é uma técnica que o empregador utiliza para avaliar o perfil profissional e pessoal do candidato à vaga de trabalho. Através dela é possível verificar se o candidato atende ou não às qualificações exigidas para o cargo. A realização de uma boa entrevista possibilita uma melhor satisfação e atendimento das expectativas, tanto do empregador, quanto do empregado. Portanto, selecionamos algumas dicas para auxiliar-lo a conduzir uma entrevista:

· Estar ciente do histórico do entrevistado:

O entrevistador precisa estar ciente do histórico do entrevistado, fazendo perguntas de acordo com as informações levantadas no currículo, sempre direcionando as perguntas ao propósito do cargo. Evite fazer questionamentos que não tem haver com a vaga ofertada.

· Formulação de perguntas:

O entrevistador deve saber qual o objetivo das perguntas e deve-se ter o cuidado de adaptar a linguagem de acordo com o perfil de candidato. É importante elaborar perguntas analíticas e descritivas, evitando respostas monossilábicas como: sim e não.

Como roteiro da entrevista é importante seguir algumas seqüências como: histórico profissional, educacional, familiar e social.

· Observe a apresentação pessoal do candidato:

É de fundamental importância que o candidato esteja vestido adequadamente, com cabelos e unhas bem feitas para causar uma boa impressão. Mas principalmente para demonstrar como ele se importou com a entrevista e soube da real necessidade de ter uma boa apresentação.

· Posicionamento:

É preciso ficar claro que o entrevistador também quer que a entrevista seja bem sucedida e para isso ele deve ser facilitador, fazendo com que o entrevistado se sinta o mais tranqüilo possível para fornecer as informações. É necessário saber colocar exatamente as expectativas da empresa, o histórico, a cultura e buscar perceber como o candidato com suas características pessoais se enquadra nesses critérios. A empresa precisa perceber que deve ser atrativa para o candidato e que o candidato levará uma imagem dessa empresa.

· Objetividade:

Procure ser direto em suas perguntas e nunca fale mais do que o entrevistado. Evite ao máximo fazer anotações durante a entrevista.

· Critérios de escolha:

A escolha do candidato mais adequado a vaga oferecida deve seguir alguns critérios já pré-estabelecidos e estando de acordo com as habilidades e competências para a função. Outros critérios como conhecimentos, valores pessoais, disponibilidade de horário, entre outros fatores, são também importantes e vão de acordo com cada cargo.

· Ao conduzir a entrevista:

Procure ao máximo não interromper o processo até concluí-lo. Evite atender ligações. Escute atentamente o candidato e demonstre interesse pelo que ele fala atenção ao que é falado pelo candidato e tente deixá-lo mais a vontade. Não demonstre dureza ou simpatia demais pelo candidato. Quanto mais à vontade ele estiver mais fácil será para você conduzir a entrevista. O entrevistado falará melhor, terá mais atenção no que for dito e perderá o medo e a ansiedade rapidamente.


Vale lembrar que tanto este artigo como os demais já publicados estarão disponibilizados também no nosso Blog Sapiens que pode ser acessado pelo site:
http://www.sapiensconsultoria.com.br/

Boas contratações!

Ivan Quadros / Cintia Mota



Um comentário:

Melhor de Vendas disse...

Muito interessante o blog e a matéria! Parabéns!

Luciana Gomes