sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CONTRATAR UMA CONSULTORIA? EIS A QUESTÃO






Olá amigos!


O sucesso da sua empresa depende de uma combinação próxima da perfeição, embora muitos não saibam ou se enganem durante algum tempo, mas todas organizações são atingidas todo o tempo por diversas variáveis internas e externas. Muitas vezes, um negócio que já foi bastante lucrativo, agora não é mais. Entraves aparecem, a empresa fica mais complexa o ambiente caótico e o processo de decisão mais rápido. Muitos empresários não se dão conta de que o crescimento desse empreendimento transformou a sua empresa que passou a depender de outras alternativas que não existiam antes e de uma nova atitude empresarial.

Alguns empresários não conhecem essas novas variáveis, outros conhecem e acreditam que vão aprender a lidar com elas, e é perfeitamente possível que consigam, mas de um modo geral, muitas perguntas povoam os pensamentos do empreendedor quando pensam em ajuda externa: posso resolver estas novas adversidades, sozinho? Na minha equipe ou eu próprio tenho competências suficientes para encarar o que um “estranho” irá orientar? Quem poderia me ajudar profissionalmente? Quanto isto vai custar? Perguntas corretas, primordialmente para as pequenas e médias empresas que não tem por habito a cultura de buscar especialistas no mercado para ajudá-lo nas suas demandas.

Outro pensamento constante do empresário que já não tem a lucratividade que gostaria, em alguns casos, é que a contratação de mais um serviço o que pode representar um agravamento do contexto, uma vez que implica em desencaixe de recursos. Não deixa de ser verdade, mas certamente será um investimento com muito boa possibilidade de retorno sob o ponto de vista da agregação de uma visão critica, normalmente isenta, de um profissional, enquanto que a manutenção de uma situação de tendência negativa poderá representar a quebra ou continuidade do sofrimento da empresa.

Muitos dos insucessos são atribuídos ao mercado, à política governamental e ou a falta de cultura ou preparo dos profissionais disponíveis, no entanto, na grande maioria das vezes, mudanças ocorreram e não foram percebidas, uma vez que os olhos do empreendedor estavam apenas voltados para a operação do seu negócio.

Como sabemos que principalmente aqueles empreendedores neófitos ou aqueles que atuam diretamente na operação, dedicam-se pouco às questões estratégicas e de planejamento. Daí a necessidade de investimentos em conhecimento pessoal e da equipe se faz necessário, bem como, como fazem as grandes empresas, buscam conhecimento agregado por uma autoridade externa que pode auxiliar na identificação de soluções para o negocio.

Nem sempre a contratação de uma consultoria é a solução de todos os problemas. A implementação das soluções escolhidas é mais difícil do que a identificação do problema, o que pode resultar em fracasso da missão, levando alguns empresários a pensarem que consultoria falhou. Como um médico que avalia um paciente e indica o tratamento, o Consultor também avalia a empresa e indica ao empresário as medidas a serem tomadas, porém se o paciente ou o empresário não fazem a sua parte, o problema raramente é resolvido.

Na escolha do profissional de consultoria devem-se levar em consideração alguns aspectos:

- Tipo de vivência da Consultoria: Perceba se as experiências apresentadas ao longo da vida da Consultoria têm algum tipo de interação com as suas necessidades, este será um grande facilitador;

- Tempo de estrada: Neste caso, a vivência de longo prazo conta ponto, consultor Máster ou Sênior, mais amadurecido conhece atalhos que podem ser mais assertivos, contribuir mais e economizar recursos;

- Indicação / Depoimentos: São fundamentais no processo de conhecimento das competências e facilitação nas primeiras abordagens uma vez que, experiências de trabalhos anteriores respaldam a indicação e dão idéia dos valores praticados;

- Empatia: Lembre-se que está convivência é normalmente de média ou longa duração e permeia toda a organização, portanto o perfil deve ser de alguém que facilite os processos de interação e torne tal convivência, leve na maior parte do tempo, mas sem comprometimento da assertividade;

- Preparo formal / Formação acadêmica: Constitui-se em um dos diferenciais que uma empresa de Consultoria pode apresentar pela agregação de conhecimentos e disponibilizar aos seus clientes;


- Confiança: Convivência com um consultor embarcado na empresa é um processo íntimo, tanto do ponto de vista da organização quanto da atuação dos seus gestores, vários levantamentos orgânicos são colocados à descoberto, portanto a discrição, ética e a confiança devem ser a tônica desta relação.

Pois bem, eleger uma empresa de Consultoria, que se encaixe nos aspectos citados anteriormente pode ser uma bela experiência de aprendizagem e crescimento, possibilitando o desenvolvimento de um novo modelo mental para a gestão da organização. Aproveite!
Dêem Noticias!

Ivan Quadros
Diretor da Sapiens Consultoria

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa NOite, sou consultor de marketing e estou com dificuldades de fazer o cliente aceitar as orientações, tudo o que é passado o cliente acaba não fazendo e o problema continua a se desenrolar. O que fazer nessa situação ?


obrigado.