quarta-feira, 22 de setembro de 2010

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO - FONTE DE BONS RESULTADOS

NEWS - SAPIENS QUEST
O informativo que divulga conteúdos da área de recursos humanos.



 




Olá amigos!
Vamos começar falando das nossas pretensões quanto a este espaço para as próximas edições e começarmos a falar um pouco de um assunto bastante especial e que tem tomado conta, às vezes em demasia, do nosso tempo, energia e outros recursos: Recrutamento e a Seleção de pessoas para as empresas. Não deixando de levar em consideração quando progredirmos nos processos, depois de muito trabalharmos, acabam por nos deixar de certa forma, frustrados com os resultados na hora da verdade, na hora em que “experimentamos” conviver com o recém contratado.
Não custa refletir também sobre as causas que nos levam a ter um “turn over” elevado ou a uma pouca atratividade para buscarmos ou mantermos bons profissionais na nossa empresa. Então se torna preponderante atuarmos nesta área, empregando todas as ferramentas técnicas possíveis, a experiência acumulada e conhecimentos, para que possamos trazer para a nossa empresa o que tem de melhor no mercado das contratações.
Vale lembrar que pelo ritmo de mercado e, às vezes, pela grande quantidade de candidatos, apresentam-se candidatos de formações, experiências e comportamentos inadequados, ou com vícios que mascaram e iludem o entrevistador menos experiente ou desavisado, fazendo com que os processos tornem-se ainda mais caros, demorados e muitas vezes não levem a nada, ou levem à contratação daquele candidato, não tão adequado, mas “é o que tínhamos para o momento”.
O mercado para contratações está bastante aquecido por conta da nossa evolução econômica, crescimento do mercado e conseqüentemente aumento da concorrência o que também reflete na necessidade da profissionalização do processo de recrutamento e seleção e ainda a criação da idéia de que este processo não se extingue apenas em recrutar e selecionar, mas também manter, fato esse, de responsabilidade da empresa contratante, por muitas vezes ignorado após a contratação.
Como percebemos, temos a responsabilidade de contratar bem para que o processo de “manter” seja facilitado. Com essa expectativa a Sapiens Quest buscará a partir de agora e durante os próximos meses, passar algumas informações fundamentais no sentido de facilitar, trocar experiências e criar caminhos para fazer com que A EMPRESA TENHA A BUSCA POR TALENTOS COMO FONTE DE BONS RESULTADOS sob o ponto de vista do uso racional dos seus recursos.
Então, a partir deste momento, nas próximas edições, através do nosso NEWS SAPIENS QUEST, falaremos a cada momento de:
1- Prospecção (como e onde buscar talentos);
2- Como avaliar um currículo;
3- Como realizar uma boa entrevista;
4- Quais são as ferramentas possíveis de serem utilizadas no processo;
5- Como fazer um bom fechamento.

Vale lembrar que tanto este artigo como os demais que publicaremos estarão disponibilizados também no nosso Blog Sapiens que pode ser acessado pelo site: www.sapiensconsultoria.com.br
Um forte abraço!
Ivan Quadros / Cintia Mota

Nenhum comentário: