quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PROSPECÇÃO DE CANDIDATOS


 


Em tempos de globalização e processos de transformações contínuos, o processo de escolha da pessoa mais adequada a uma vaga de trabalho tem-se tornado um desafio mais complexo.


São novos tempos e desafios, mas ainda marcados, muitas vezes, por soluções antigas e não necessariamente eficientes. Assim, a forma como a organização atrai e retém talentos mantém características comuns em termos do cenário geral, a despeito de determinadas especificidades de uma empresa, ou mesmo segmento.

Os processos de atração e escolha de candidatos a uma vaga de trabalho são feitos, primeiramente, pelo recrutamento seguido do processo de seleção, sendo que neste artigo iniciaremos trazendo algumas informações sobre o processo de recrutamento.
O processo de recrutamento pode ser entendido como conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivo atrair candidatos qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Tal procedimento tem como função a divulgação ou a atração seletiva dos candidatos que tenham os requisitos mínimos para o cargo a ser preenchido. E para um bom resultado neste processo é importante acompanhar algumas dicas de prospecção:

· Descrever uma análise minuciosa do cargo;
A análise de cargos realiza uma investigação completa do cargo em aberto e explora fatores que vão desde requisitos mentais, físicos, principais responsabilidades a serem desenvolvidas até as condições de trabalho para efetuar a realização das tarefas exigidas pela função.

A análise de cargos é extremamente importante principalmente para o recrutamento de pessoal. Por apresentar de maneira detalhada os principais requisitos do cargo e apontar as características essenciais do candidato. Torna-se vital a sua utilização como material de apoio e embasamento para recrutar talentos para a organização.

· Quais competências necessárias para esse cargo;
Antes de iniciar a busca do candidato é preciso levantar quais conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades.

As competências comportamentais, por exemplo, são necessárias para demonstrar espírito empreendedor e capacidade para a inovação, iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e implicações éticas do seu trabalho.

· Quais principais atividades, tempo de experiência e faixa salarial:
A descrição detalhada das atividades, exigências e benefícios da vaga possibilita um melhor conhecimento, por parte do candidato, do cargo ofertado. Assim, há uma melhor precisão no recrutamento, visto que candidatos irão procurar a função que mais se adéqua aos seus interesses e capacidades. Lembre-se que é preciso que tenha as informações para facilitar a procura.

· Formas de prospecção:
- Processo interno:
O processo interno restringe a escolha apenas a indivíduos que fazem parte do quadro funcional da empresa. É visto como uma valorização dos recursos internos, através de transferência de pessoal, promoções, transferências com promoções, programas de desenvolvimento e plano de carreiras. É preciso marcar o processo, pelo menos, com uma semana de antecedência.

- Processo externo:
O recrutamento e seleção externos abrangem uma enorme quantidade de candidatos que estão presentes no mercado e por isso devem ser triados detalhadamente, procurando encontrar a pessoa mais apta à função e atraí-la por meio de diversas técnicas existentes. Esse processo pode ser realizado pela própria empresa ou através de uma empresa terceirizada como a Sapiens Quest, caso seja outra empresa terceirizada verificar se é idônea, quais ferramentas utilizadas, etc.

· Veículos de recrutamento:
O recrutamento de candidatos pode ser realizado através de alguns recursos como:
- Arquivos de candidatos que se apresentam espontaneamente ou em outros recrutamentos;
- Indicação de candidatos por parte dos funcionários da empresa;
- Contatos com sindicatos, associações de classe, universidades;
- Contatos com outras empresas que atuam no mesmo mercado, em termos de
   cooperação mútua;
- Anúncios em jornais, revistas, entre outros;
- Agências de recrutamento.

Após essas etapas é preciso juntar os currículos, separar dentro do perfil desejado e não esquecer de marcar entrevista dentro do prazo adequado.

Vale lembrar que tanto este artigo como os demais que publicaremos estarão disponibilizados também no nosso Blog Sapiens que pode ser acessado pelo site: www.sapiensconsultoria.com.br

Boas contratações!


Ivan Quadros / Cintia Mota











































Nenhum comentário: