segunda-feira, 22 de novembro de 2010

COMO AVALIAR UM CURRÍCULO





Partindo da premissa de que existe um numero imenso de candidato às vagas disponibilizadas no mercado e que apenas um numero bastante reduzido de candidatos está "apto" a assumir ao novo desafio é que percebemos como avaliadores a necessidade de nos prepararmos melhor para a missão de realizarmos acontratação mais adequada à nossa organização. Daí, nesta fase, trazemos algumas dicas de como avaliar curriculos da maneira mais efetiva e de como nos desvencilharos das "pegadinhas" que muitas vezes nos deparamos no processo de recrutamento e seleção.
O Curriculum Vitae é um documento que relata a trajetória educacional e profissional de um indivíduo. Este documento é o primeiro recurso para conhecer habilidades e competências do candidato a vaga de emprego ofertada, através de informações objetivas das qualificações e aptidões, na qual o candidato descreve as experiências profissionais, formação acadêmica e dados pessoais para contato.

Para que o processo de escolha do candidato através do currículo seja eficaz, é preciso avaliá-lo com minuciosidade, de acordo a descrição do cargo e as suas competências necessárias (reveja matéria anterior no blog a respeito dessas ferramentas), realizados anteriormente, e seguir algumas dicas:

· Estrutura do currículo:
Um currículo com uma boa apresentação, como organização, limpeza e grafia, pode indicar um indivíduo com características semelhantes. Por isso, fique atento ao recebimento de currículos sujos, amassados, com erros de grafia e informações desorganizadas. A solicitação de fotos, embora não adequada, podem vir no currículo. Evite pré-julgamentos baseados nas características físicas e de apresentação do indivíduo, ainda que seja difícil dissociar. Tente focar no conteúdo.

- Carta de apresentação/ referência:
Normalmente utilizada nos cargos de supervisão, através da carta de apresentação é possível obter informações descritivas e complementares aos dados apresentados no currículo como: estética, raciocínio e capacidade de expressão. Portanto, caso o currículo tenha uma carta de apresentação, procure ler as informações com atenção. No caso da carta de referência ou das indicações, vale a pena verificar a adequação das informações prestadas.

· Trajetória profissional:
Procure observar a trajetória profissional do candidato, pois através dela será possível conhecer a sua estabilidade e quanto tempo encontra-se disponível no mercado. Um candidato que permaneceu pouco tempo em várias empresas existirá grandes possibilidades de fazer o mesmo na próxima. Vale à pena identificar mais a fundo os motivos da pouca aderência aos empregos. Além disso, se este candidato está fora do mercado de trabalho há algum tempo, é preciso verificar o seu real interesse em adquirir um emprego, ou até mesmo, os motivos que o fizeram ser o escolhido em outros processos seletivos.

· Objetivo profissional:
O currículo de um candidato precisa apresentar claramente o seu objetivo profissional. E este objetivo deve estar relacionado, preferencialmente, a vaga oferecida. O candidato que não tem um foco de trabalho, ou seja, que relaciona diversos objetivos profissionais, dificilmente irá realizar essas atividades com interesse e bom desempenho.

· Outros objetos de análise:
  • Ficar atento a informações defasadas, por exemplo, experiências profissionais com mais de 5 anos ou cursos desatualizados;
  • Consultar referências.
Consulte nossos outros textos no Blog Sapiens que pode ser acessado pelo site:
www.sapiensconsultoria.com.br

Boas contratações!

Ivan Quadros / Cintia Mota

Um comentário:

daniel esteves disse...

Estava pesquisando vagas de emprego estou terminando ensiono médio e essa vga me interessou por favor me ajudem me mande contato de telefone forte abraço